Museu da Pedra recebe Prémio Geoconservação.


O Museu da Pedra do Município de Cantanhede recebe, dia 22, o Prémio Geoconservação 2006, destinado a distinguir os melhores exemplos de conservação do património geológico promovidos por autarquias.
A atribuição deste prémio nacional - criado pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) - constitui "um importante reconhecimento" da actividade desenvolvida pelo Museu da Pedra que, desde a abertura em Outubro de 2001, tem recebido uma média anual de mais de 14 mil visitantes, segundo uma nota da instituição.
O corpo central do museu é dedicado às exposições, em que a permanente contempla, entre outros aspectos, a apresentação de estatuária antiga e outros ornamentos em "pedra de Ançã", as ferramentas usadas na sua elaboração, a caracterização geológica do concelho, métodos de extracção da pedra, artefactos arqueológicos e um importante conjunto de colecções paleontológicas oriundas das pedreiras locais.
A galeria destinada às mostras temporárias procura proporcionar, de forma continuada e regular, à população do município e aos seus visitantes, o contacto com a escultura contemporânea e o conhecimento dos múltiplos aspectos do trabalho na pedra.
"Com o corpo nuclear do Museu da Pedra articula-se o que normalmente se designa por museu vivo, área que dispõe de um auditório e de ateliês de trabalhos práticos de paleontologia, nos quais são desenvolvidas actividades lúdicas e pedagógicas destinadas às escolas, além das visitas guiadas, gerais e temáticas", incluindo as que são proporcionadas a invisuais, e ateliês de artes plásticas, refere ainda o texto.
Outras distinções
O Prémio Geoconservação não é a primeira distinção atribuída ao Museu da Pedra de Cantanhede. O espaço municipal já foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com a "Menção Honrosa do Melhor Museu Português do Triénio 1999/2001" e pertence, desde a fundação, à Rede Portuguesa de Museus e à Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal. Lembre-se que este museu realiza iniciativas específicas, em colaboração com as escolas e as universidades e em articulação com os programas escolares, e actividades de campo, nas pedreiras do concelho, para escolas e outros grupos.

Colocado porTestes

A carregar...
DiggIt! Del.icio.us Blinklist Yahoo Furl Technorati Simpy Spurl Reddit

0 comentários:

Enviar um comentário